quinta-feira, 15 de março de 2012

Bem Casados


Bem Casados – Bem Nascidos – Bem Vividos

Doce de origem portuguesa e obrigatório nas melhores festas brasileiras, o bem-casado deve ter nascido na doçaria conventual lusitana.

Os Conventos acolhiam nas suas Ordens as filhas da nobreza que traziam consigo os hábitos de alimentação e as receitas familiares;

Tal complexidade pessoal de costumes culinários, deram origem às requintadas preparações gastronômicas e a uma doçaria rica e por vezes extremamente complexa.

Sabe-se que o uso de receitas ricas em gemas de ovos vem do fato das freiras ao utilizarem fartamente as claras para a engomação de suas vestes, repassavam as gemas à produção alimentícia.



                    Formado por duas partes do mais fino pão-de-ló, que são unidas com doce de gemas ou de leite e banhadas em calda a base de açúcar de confeiteiro. Embrulhado individualmente em papel crepom e amarrado com laço de fita.


           O Bem-Casado representa a união e traz os votos de felicidade aos Convidados e aos Anfitriões. Por isso podem também ser chamados de Bem nascidos, para comemorar ocasiões de nascimento dos filhos, e Bem Vividos, para comemorar aniversários.

Sobre a lenda do Bem-Casado


      O Bem-Casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem-casado a cada convidado. Diz a leda que todo aquele que saborear um bem-casado estará abençoado com a mesma sorte e felicidade.
Antes de dar a primeira mordida, faça o seu pedido!
Lenda ou não, o bem-casado é uma das tradições mais deliciosas e chiques que existem, e são oferecidos nos mais diversos momentos:
            Casamentos: Para dar sorte ao casal e aos convidados;
            Nascimento: Dar as boas vindas ao bebê desejando-lhe vida feliz e saúde;
            Empresas: Prosperidade e fortuna;
            Debutante: Para compartilhar a juventude eterna;
            Bodas: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.
                                                                                                                                                                                                                    (FONTE: Oficina do Açúcar)


Encomendas: (61) 3435-8484
                        (61) 8236-3664
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário